" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A Língua Sob o Controle do Espírito Santo  
" Um coração santificado é melhor do que uma língua de  prata". (Thomas Brooks)
    O unico que pode transformar este pequeno membro em um "instumento" a serviço do reino e para glória de Deus é o Espírito Santo.O apóstolo Paulo foi muito objetivo quando disse que a unica maneira de nos submertermos à Palavra de Deus é através da ação poderosa do Espírito em  nós.A inclinação da carne é inimizade contra Deus,pois não é sujeita à lei de Deus... (Rm 8:7).Os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8:8)vós,porém,não estais na carne,mas no Espírito,se é que o Espírito de deus habita em vós... (Rm 8:9).
    Quando nos submetemos ao Espírito,para que Ele desenvolva em nós o caráter de Cristo,o resultado desta obra é um viver que glorifica ao Senhor.
    Se a boca fala do que esta cheio o coração,o que pode sair de uma vida cheia do Espírito Santo? (Ef 5:18).
    Depois de falar sobre a vida cheia do Espírito,Paulo contínua o texto de Efésios 5:" Falando entre vós em salmos,e hinos,e cânticos espirituais;cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai,em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Ef 5:19,20)
    As virtudes do Espírito Santo se manifestando no uso disciplinado da língua
    Assim como os pecados sociais da língua são manifestação das obras da carne,o uso disciplinado da língua,é a manifestação do fruto do Espírito. (Gl 5:22)
    Mas o fruto do Espírito é:
    1. "...amor...,"
    Ao escrever sobre o "Ágape", Willian Barclay disse:"o alvo necessário de todos os escritores sobre a ética da vida é pintar o retrato do homem bom.Em outras palavras:a tarefa contínua do mestre da ética éxpor os vários ingredientes na receita da bondade".Esta é a intenção de Paulo,quando em (Gal 5:22)lista as qualidades ou virtudes do fruto do Espírito.
    É impossível haver saude em nossas conversas,se não  houver a produção do fruto do Espírito em nossas vidas.
    Como poderíamos definir o significado do "Ágape"? Podemos definir com base na maneira como o próprio Jesus fala dele em (Mt 5:43-48).Aqui Jesus insiste que o amor humano deve seguir o padrão do amor de Deus.Qual é a grande marca do amor de Deus?Deus faz vir chuva sobre justos e injustos,e faz nascer o sol sobre maus e bons.
    Logo,o significado do "ágape" é benevolência invencível,a boa vontade que nunca é derrotada.Ágape é o espírito no coração que nunca procurará outra coisa senão so umo bem do seu próximo.Não se importa com o tratamento que recebe do seu próximo,nem com a natureza dele;não se importa com a atitude do próximo para com ele,nunca procurará outra coisa a não ser o sumo bem do próximo,o melhor para ele.
    Davi pergunta e responde."Senhor,quem habitará no teu tabernáculo?Quem morará no teu santo monte?" a resposta é: 'Aquele que não difama com a sua língua,nem faz mal ao seu próximo,nem aceita nenhum opróbrio contra 3 seu pr3ximo" (Sl 15:1,3).Esta atitude nobre só pode ser quem está sob o domínio do Espírito do "ágape". Quais são algumas das qualidades do Amor-Ágape"
    a. O amor é o solo onde são cultivadas todas as demais virtudes espirituais.É neste solo que os dons são plantados e se desenvolvem (1Co 13).
    b. O amor é a prova da espiritualidade,e tem seu inicio na regeneração(1Jo 4:7,8).
    c. O amor é a principal característica da família divina (Jo 14:21; 15:10).
    d. O amor consiste em querer para os outros aquilo que desejamos para nós.
    e. O amor inspira e vitaliza a fé (Gl 5:6).
    Se aplicarmos o que Jesus disse sobre o amor no Sermão da Montanha,teremos alcançado o equilíbrio necessário no uso disciplinado da língua."Ouvistes que foi dito"Amarás o teu próximo,e odiarás o teu inimigo.Eu,porém,vos digo:Amai a vossos inimigos,bendizei os que vos maldizem,fazei bem aos que vos odeiam,e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons,e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois,se amardes os que vos amam,que galardão tereis?Não fazem os publicanos també o mesmo?E,se saudardes unicamente os vossos irmãos,que fazeis de mais?Não fazem os publicanos também assim?"A maior virtude do "ágape" é a capacidade de amar quem não nos ama...isto só pode ser obra do Espírito Santo agindo soberanamente em nós.
    f. O amor é sincero ( Rm 1:29; 2Co 8:8; 1Pe 1:22).Não tem segundas intenções; não é interesseiro.Não é uma gentileza superficial que serve de máscara para a amargura interior.É o amor que ama com os olhos e coração abertos.
    g. O amor é inocente (Rm 13:10).
    h. O amor é generoso (2Co 8:24).
    i. O amor é prático (Hb 6:10; 1Jo 3:16).
    j. O amor é longânimo (Ef 4:2).
    Nas cartas paulinas,a expressão "ágape" ocorre mais de sessenta vezes.Qual era a compreensão de Paulo sobre o "ágape"? Podemos avaliar através das suas cartas.
    1.1 Tudo começa com o amor de Deus,porque Deus é o Deus de Amor (2 Co 13:11). "Quanto ao mais,irmãos,regozijai-vos,sede perfeitos,sede consolados,sede de um mesmo parecer,vivei em paz;e o Deus de amor e de paz será convosco".
   O amor de Deus é a dinâmica transformadora da vida cristã.
    O padrão para amar é o grande amor de Deus,que é grande por três razões,segundo Paulo em (Ef 2:4-7). a) Ele nos amou enquanto estávamos mortos em nossos içados; b) Vivificou-nos para a novidade de vida; c) ultrapassa o tempo e vai além da vida para os lugares celestiais.
   1.2. É um amor que excede todo entendimento (Ef 3:19).O amor é sempre um mistério.
    1.3. O amor é atmosfera da vida cristã (Ef 5:2)"E andai em amor,como também Cristo vos amou,e se entregou a si mesmo por nós,em oferta e sacrifício a Deus,em cheiro suave".
    1.4. O amor é motivo universal da vida cristã "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" . (1Co 16:14)
    1.5. O amor é a vestimenta da vida cristã (Cl 3:14) "E,sobre tudo isto,revesti-vos de amor,que é o vínculo da perfeição".
   1.6. O amor é o segredo da unidade cristã (Cl 2:2)"Para que os seus corações sejam consolados,estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência,para conhecimento do mistério de Deus e Pai e de Cristo".
   1.7. O amor é o controlador da liberdade cristã. (Gl 5:13)
    " A liberdade deve ser usada não como desculpa para a licenciosidade,mas como dever de servirmos uns aos outros".
    "Porque vós,irmãos,fostes chamados à liberdade.Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne,mas servi-vos uns aos outros pelo amor". Se o amor é a base da vida,a responsabilidade é a sua tônica.Este amor não é nenhuma emoção fáciul e sentimentalista.O amor tem olhos abertos. (Fl 1:10). "Ágape" tem a ver com a mente:não é simplesmente emoção que surge em nosso coração sem ser convidada;é um princípio segundo o qual vivemos deliberadamente." Ágape" tem a ver de modo supremo com a vontade.É uma conquista,uma vitória e uma realização.
    Amar é conhecer a Deus,porque Deus é amor.Quem ama sempre submeterá o seu falar ao controle do Espírito Santo,para não pecar contra o próximo.
    2. "...gozo..." (ou alegria)
    No Novo Testamento o verbo charein,que significa alegrar-se,aparece setenta e duas vezes,e a palavra chara,que significa alegria,aparece sessenta vezes.
    A saudação grega normal,tanto na conversa quanto nas cartas é a palavra chairein,e é geralmente traduzida simplesmente por "saudações!" (Atos 23:6).Se fôssemos dar a chairein sua tradução integral e literal teríamos:"A alegria seja contigo!",e há certas ocasiões no Novo Testamento em que somente a tradução integral é correta.
    Chairein no Novo Testamento
    2.1. No Novo Testamento a alegria é a atmosfera distintiva da vida cristã."Alegrai-vos no Senhor", escreve Paulo ao seus amigos filipenses,e passa a repetir a sua ordem:"Alegrai-vos sempre no SEnhor;outra vez digo,alegrai-vos" (Fl 3:1; 4:4).Uma vida cristã sem alegria,não é vida cristã.
    Esferas em que a alegria cristã deve ser descoberta de modo especial.
    a) A alegria da comunhão cristã (Fm 7).Esta alegria pode ser traduzida em "fraternidade".É o encontro sadio entre irmãos e amigos,para desfrutar desta alegria,onde não há lugar para "conversas vís" (Fp 4:10; 2Co 7:7,13; 2Jo 12).No Novo Testamento não existe vestígios da religião que isola o homem do seu próximo.O Novo Testamento mostra vividamente a alegria de fazer amigos,conservá-los e reencontrá-los,porque a amizade e a reconciliação que há entre  homens e outro refletem a comunhãoe a reconciliação entre o homem e Deus.
    b) A alegria do Evangelho. A alegria da nova descoberta (Mt 2:10).
    c) a alegria de crer (Rm 15:13; Fl 1:25).E bom lembrar que no Novo Testamento a alegria e a aflição andam lado a lado.A despeito da perseguição,os cristãos de Antioquia ficam cheios do Espírito Santo e de gozo (At 13:52)." E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo". O Evangelho trouxe tribulação à Tessalônica mas também trouxe alegria.
    d) A alegria da obra e do testemunho cristão.A alegria ao ver Deus em ação.(Lc 10:17)Os setenta voltam com alegria,porque os demônios foram vencidos no nome de Cristo.As palavras de Jesus em (Jo 15:11),deixa claro que o grande propósito do Evangelho é trazer alegria o coração do homem."Tenho-vos dito isto,para que o meu gozo permaneça em vós,e o vosso gozo seja completo". Certa vez,alguém perguntou para Moseley se achava que Jesus sorriu alguma vez:"Não sei."disse ele,"mas certamente consetou a minha vida de modo que possa eu sorrir".É bem possível que,no final,a maior alegria será a alegria nas pessoas que trouxemos para Jesus Cristo (Fp 4:1; 1Ts 2:19,20).
    Se fosse possível tirar uma fotografia das pessoas que usam a língua da forma indisciplinada,com certeza iríamos detectar nelas muita tristeza.Os que estão com o coração transbordando de alegria no viver,manifestarão isso no seu falar.
   3. "...paz..."
    A palavra paz entrou no Novo Testamento com uma história grandiosa.E a tradução da palavra hebraica Shalom.E como paz é traduzida na maior parte das referências em nossas Bíblias,embora existam outras possibilidades tais como: (BV),saude (Sl 38:3)"Não há coisa sã na minha carne,por causa da tua cólera;nem há paz em meus ossos,por causa do meu pecado", bem-estar (Como vai ele?)(Gn 43:17"E ele lhes perguntou como estavam,e disse:Vosso pai,o ancião de quem falastes,está bem?Ainda vive?",prosperidade (riqueza e fama).Shalom realmente significa tudo quanto contribui para o bem estar do home,tudo que faz com que a vida seja verdadeiramente vida.
    No Novo Testamento a palavra paz "eirene",ocorre oitenta e oito vezes. O N.T. é o livro da paz.A ocorrência ais comuns acha-se nas saudações.A saudação normal numa carta do N.T. é:"Graça a vós outros e paz" (Rm 1:7; 1Co 1:3; 2Co 1:2; Gl1:3;Ef 1:12; Fl 1:2; 1Ts 1:1; 2Ts 1:2; Fm 3; 1Tm 1:2; Tt 1:4; 1Pe 1:2; 2Jo 3; ap 1:4).Quando examinamos a palavra "eirene" conforme usanda na LXX,concluímos que paz pode significar:
    a) Serenidade,tranquilidade,o perfeito contentamento da vida totalmente feliz e segura."E o efeito da justiça será paz,e a operação da justiça,repouso e segurança para sempre". (Is 32:17; Sl 4:8).Esta palavra "paz" traz a calma e serenidade da vida,da qual o medo e a ansiedade foram banidas para sempre.
    b) Eirene é a palavra para descrever a perfeição dos relacionamentos.
    * É a palavra da amizade humana.É a influência da língua para a manutenção da comunhão entre amigos.Os amigos de um homem são literalmente,em hebraico,"os amigos da paz"(Jr 20:10,ARA:"íntimos amigos"; Jr 38:22, ARA:"bons amigos").
    * É a palavra do relacionamento certo entre uma nação e outra,como por exemplo quando Josué faz a paz com os homens de Gideão (Js 9:15).
    * É a palavra do relacionamento certo entre o homem e Deus.Entre Deus e os seus,há uma aliança de paz,o que torna certo que será mais fácil serem removidas as montanhas e a colinas do que a misericórdia de Deus afastar-se dos homens (Is 54:11).
    Esta paz descreve o novo relaciomento que deve existir dentro da igreja.Na igreja,os cristãos devem manter a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:3).Em Colossenses,Paulo usa uma metáfora:"seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações" (Cl 3:15).
    O pacificador está sempre fazendo a obra de Deus;o provocador de contendas está fazendo a obra do diabo.Quando a "paz" é o árbitro de todas as decisões na comunidade,na família,nos grupos,etc,cessa a contenda e prevalece a harmonia.
    4- "... longanimidade ..."
    No grego é "makrothumia". Makrothumia não é uma palavra do grego clássico,mas entrou no novo vocabulário cristão com uma história grandiosa,porque  uma das grandes palavras do A.T. grego.No A.T.,movimenta-sem em três esferas.
    a) Significa pasciência com os eventos. Makrothumia é o espírito que não reconhece e nem admite derrota.
    b) Significa pasciência com as pessoas.Neste sentido,a pasciência no AT vê a origem das coisas mais importantes da vida.
    * É a base do perdão (Pv 19:11).E o espírito que leva o homem a adiar a sua ira.Recusar a ficar irado é meio-caminho andado para o perdão.
    * É a base da humildade (Ec 7:8)..."melhor é o pasciente de espírtio do que o altivo de espírito". Makrothumia impede o homem de colocar-se no centro e de fazer dos seus sentimentos o padrão para tudo.
    * É o alicerce da comunhão (Pv 15:18) "O homem iracundo suscita contenda,mas o longânimo apaziguará a luta".O homem que sempre está com o dedo no gatilho da sua ira fala sempre o que não deve,e destrói a amizade e a comunhão.
    O homem cujo gênio está sob controle solidifica a comunhão,e não deixa surgir contenda.
    Mathew Hemry disse:"A longanimidade é a paciência que nos permite subjulgar a ira e o senso de contenda,tolerando as injurias".
    "Longanimidade é constância de almal,sob a provocação à alteração...tolerância,permanência ante o erro sofrido ou conduta exasperadora,sem nos deixarmos arrastar pela ira e sem nos atiramos à vindica ..." (Burton)
   5- "... benignidade..."
    No grego é "cherostotes" que significa "gentiliza", "bondade".Esse termo grego também indica "excelência de caráter", " honestidade",
    Mathew Henry define como
      " Doçura de temperamento,sobretudo para com os inferiores,predispondo-nos a uma atitude afável e cortês,que nos deixa facilmente abordáveis,quando alguém nos magoa".
    " Os seguidores do evangelho não deve ser inflexíveis e amargos,mas antes,gentis,suaves,corteses e de fala mansa,o que deveria encorajar outros a buscarem a sua companhia.A gentileza pode disfarçar as faltas alheias e encobri-las.A gentileza sempre nos mostra alegre ao dar algo a outros.A gentileza pode dar-se bem até mesmo com pessoas ousadas e difíveis,segundo aquela antiga declaração pagã: "precisas conhecer as maneiras dos teus amigos,mas não deves odiá-los". Nosso Salvador,Jesus Cristo,foi uma pessoa imensamente gentil,conforme os evangelhos o retratam.Ficou registrado que Pedro chorava sempre que se lembrava da suave gentileza de cristo em seus contatos diários com as pessoas". (Martinho Lutero).
    ao escrever a epístola aos Efésios,Paulo disse:"Antes sede uns para com os outros benignos,misericordiosos,perdoando-vos uns aos outros,como também Deus vos perdoou em Cristo". (Ef 4:32)Até mesmo as virtudes mais rigorosas perdem seu valor se esta benignidade não estiver presente na vida (2Co 6:6).Sendo Jesus a expressão maior da benignidade divina,disse:"Meu jugo..." (Mt 11:30)
    Gosto desta definição:"Benignidade é tratar os outros do modo que Deus nos tratou".
   6- "... bondade..."
    No grego é "agathosune", que pode significar "retidão", "prosperidade","gentileza".Como diferenciar beniginidade (chrestotes) de bondade (agathosume).Lighfoot fez a distinção entre as duas,dizendo que há mais atividade em " agathosune.Chrestotes é uma qualdiade do coração e emoção;agathosune é uma qualidade da conduta e ação.
    Ele escreve "Chrestotes é agathosune em potencial,e agathosune é chrestotes em ação". Nesta base poderíamos dizer que agathosune é chrestotes em ação.
    7- "... fé..."
    A sétima virtude do fruto do Espírito é no grego "pistis" que pode significar "confiança' e " fidelidade". Na grande maioria dos casos que aparece no NT, "pistis" a fé que é confiança,entrega e obediência total a Jesus Cristo.Mas as virtudes listadas no fruto do Espírito não são virtudes teológicas.São virtudes éticas.Tem mais a ver com o relacionamento com o nosso próximo do que com Deus.Pistis significa aqui fidelidade;é a confiabilidade e a fidedignidade que torna uma pessoa totalmente confiável e cuja palavra podemos aceitar completamente.É justamente fidelidade que temos em português em todas as versões brasileiras em consideração,exceto a ARC.Em inglês,C. Kingsley Williams diz honestidade.Quando examinarmos as ocorrências de pistis com este significado no NT,frequentemente parecerá que a melhor tradução é simplesmente lealdade."Não defraudadndo,antes mostrando toda a boa lealdadem,para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus,nosso Salvador"(Tito 2:10)"Além disso,requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel (lealdade)". (1Co 4:2)"Quem é pois,o servo fiel (leal) e prudente,que o seu senhor constituiu sobre a sua casa,para dar o sustento a seu tempo?" (Mt 24:45)"E ele lhe disse:Bem está,servo bom,porque no mínimo fostes fiel,sobre dez cidades terás autoridade". (Lc 19:17)
    A fidelidade é qualidade que os homens buscam em seu próximo,é aquilo que Jesus cristo procura em Seus discípulos também.
    Repetidas vezes Paulo caracteriza seus ajudantes como fiéis no Senhor.Timóteo,Tíquico,Epafras e Onésimo são descritos asim (1Co 4:17; Ef 6:21; Cl 1:7; 4:9);Pedro usa a mesma palavra a resepeito de Silvano (1Pe 5:12),e João a usa a respeito de Gaio (3 Jo 5).O patrimônio mais valioso que qualquer lider pode possuir consiste nos homens que são fiéis e leiais,homens dos quais pode-se contar totalemtne com a lealdade e o trabalho fiel.Este jamais irão trabalhar contra,difamando,murmurando e semeando contenda para dividir.
    Pistos realmente é uma palavra importante.Descreve o homem cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas.
     8-"...mansidão..."
    Mansidão é a tradução do vocábulo grego "prautes" que significa "placidez","modéstia","gentileza","cortesia",como traduções possíveis.Essa é uma qualidade exaltada na terceira bem aventurança,uma marca no caráter daqueles que haverão deherdar a terra (Mt 5:5)."Bem-aventurados os mansos,porque eles herdarão a terra;..."
    Mansidão não é sinônimo de fraqueza de caráter ou medo.Moisés é um exemplo,quando se trata de "prautes" (mansidão).Ele era um homem que podia irar-se com facilidade quando a ira era necessária,e também podia ser humildemente submisso se preciso fosse.Nenhuma criatura sem caráter,sem espírito ou fraca poderia ter conduzido os homens do modo pelo qual Moisés os conduziu.Moisés tinha uma combinação de força e suavidade.E se esta verdade aplica-se a Moisés,aplica-se mais em Jesus Cristo,porque nEle havia ira justa e amor que perdoava.
    Prautes é o poder que,mediante o Espírito Santo de Deus,faz a força poderosa e explosiva da ira ser aproveitada no serviço humano e divino.Os mansos são capazes de falar somente o que edifica e transmitem graça aos que ouvem.
    9- ... temperança..."
    No grego é "egkrateia" traduzido por "temperança","domínio próprio" e "auto-domínio".Na passagem de (1Co 7:9)essa palvra é usada em relação ao controle do impulso sexual;mas em (1Co 9:25) refere-se a toda a forma de autocontrole de obter a coroa da vitória.Parece que Paulo se utiliza dessa palavra,neste contexto,dando a entender o autocontrole que obtém o domínio sobre o svícios alistados em Gálatas 5:19-21.
    Robert Burton disse:
    "Domina-te a ti mesmo.Enquanto não tiveres conseguido isso,serás apenas um escravo;porque  será quase a mesma coisa que ser sujeito ao apetite alheio,o seres sujeito às tuas próprias paixões."
   "Considero mais corajoso aquele que domina os seus própios desejos do que aquele que conquista os seus inimigos;pois a vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio eu' (Aristóteles)
    Em Provérbios 16:32 está escrito:"Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso,e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade."
    A melhor maneira de corrigir qualquer indisciplina da língua,é transmitir que o Espírito Santo produza em nós o seu fruto.Aqueles que vivem sob o domínio do Espírito de Deus saberão abrir a sua boca com sabedoria,sempre.
    " Não convém ao tolo a fala excelente,quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso". (Pv 17:7)

Domando Essa Fera
A Língua